Educadores de Infância
1.º Ciclo
Português
Inglês
Francês
Matemática
Ciências Físico-Químicas
Biologia / Geologia
Ciências Económico-Sociais
Informática
História
Psicologia
Filosofia
Geografia
Educação Visual e Tecnológica
Educação Física
Ciência Política
Contactos

Netprof
Rua da Restauração, 365
4099-023 Porto

E-mail: assistente@netprof.pt
Dossiers Temáticos | Direitos Humanos
Bibliografia sobre os Direitos Humanos para o professor
  • ALFAR, António et al., Ciganos e Degredos: os casos de Espanha, Portugal e Inglaterra, séculos XVI-XIX, Lisboa, Centre de Recherches Tsiganes / Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1999.
  • Estudos sobre a vida de comunidades ciganas em três países da Europa (Espanha, Portugal e Inglaterra) no quadro das estratégias coloniais de aplicação da pena de degredo.

  • Amnistia Internacional - Relatório Anual 2000, Lisboa, Publicações Amnistia Internacional, 2000.
  • O Relatório Anual da Amnistia Internacional 2000, cobrindo o período de Janeiro a Dezembro de 1999, é um testemunho dos abusos face aos Direitos Humanos de que foram vítimas pessoas em mais de 140 países em todo o mundo.

  • Mulheres e Direitos Humanos, Amnistia Internacional, Lisboa, Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, 1995.
  • Este relatório que retrata a situação das mulheres em cerca de 75 países.

  • AMNISTIA INTERNACIONAL, Primeiros Passos: Um Manual de Iniciação à Educação para os Direitos Humanos, Lisboa, Secção Portuguesa da Amnistia Internacional / Comissão Nacional para as Comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Década das Nações Unidas para a Educação dos Direitos Humanos, 2000.
  • Manual para professores que pretendam introduzir a temática dos Direitos Humanos nas suas práticas educativas, com de actividades práticas.

  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: 30 ARTISTAS PORTUGUESES
    Amnistia Internacional - Secção Portuguesa [dir.]
    Lisboa, Amnistia Internacional - Secção Portuguesa, 1996
  • Ilustrações de artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM - 50 ANOS
    Assembleia da República
    Lisboa, Assembleia da República-Direcção de Serviços de Documentação e Informação, 1998
  • Comentário de alguns deputados da Assembleia da República a artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem aquando da comemoração do seu 50º aniversário.

  • O DIREITO À LIBERDADE
    Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos [ org. ]
    Lisboa, CIVITAS, 1995
  • Obra em torno da defesa e promoção da liberdade como valor essencial da Humanidade, com documentos e testemunhos de concepções e práticas e testemunhos de repressão.

  • A EUROPA DOS CIDADÃOS
    Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos [org.]
    Lisboa, CIVITAS, 1994
  • Esta obra vai ao encontro dos direitos políticos e culturais, da qualidade de vida e do direito à informação, à migração e à circulação das pessoas, à cidadania e à nacionalidade, à Europa Social e à Carta Social.

  • EDUCAR PARA OS VALORES
    ASSUNÇÃO, Carlos e REI, José Esteves
    Lisboa, Departamento do Ensino Secundário, 1999
  • Brochura para os professores fazerem a articulação entre os conteúdos programáticos e as questões sociais, políticas, ambientais e éticas.

  • LES DROITS DE L'HOMME.
    AUDIGIER, François e LAGELÉE, Guy
    Strasbourg, Conseil de l'Europe, 2000
  • Guia para professores e alunos para construir conhecimentos, atitudes e acções sobre Direitos Humanos, apresentando metodologias para organização do trabalho em sala de aula.

  • INSERÇÃO PRECOCE DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
    AZEVEDO, Joaquim
    Lisboa, PEETI - Plano para Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil, 1999
  • Análise do trabalho infantil e da inserção precoce dos jovens no mercado de trabalho em Portugal, incide sobre a problemática do abandono escolar.

  • GENDER, EQUITY AND SCOOLING: POLITY AND PRACTICE
    BANK, Barbara J. e Hall, Peter M.
    New York, Garland Publishing, Inc, 1997
  • Colecção de artigos sobre as questões de género, etnicidade e a educação.

  • TODOS OS SERES HUMANOS… MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS DO HOMEM
    BEST, Francine [ org.] et al.
    Lisboa, Comissão Nacional da Unesco / GAERI / IIE, 1998
  • Guia prático sobre o carácter universal dos Direitos Humanos com propostas de trabalho para professores e alunos, dos ensinos básico e secundário, de todos os países.

  • EXCLUSÕES SOCIAIS
    BRUTO da Costa, Alfredo
    Lisboa, Gradiva Publicações, 1998
  • Análise das várias formas de exclusão social como a pobreza, o desemprego/emprego precário, as minorias étnico-culturais, os idosos e a situação dos sem-abrigo, a partir da abordagem dos direitos fundamentais.

  • EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: PERCURSOS PARA PRÁTICAS REFLEXIVAS
    CARDOSO, Carlos.
    Lisboa, Texto Editora,1996.
  • Obra para a promoção da educação intercultural na Escola.

  • GESTÃO INTERCULTURAL DO CURRÍCULO: 1º CICLO
    CARDOSO, Carlos [ coord.] et al.
    Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1998
  • Para professores do 1º ciclo, procura apresentar como fundamental a adequação do currículo à diversidade dos alunos numa perspectiva de Educação Intercultural.

  • A EDUCAÇÃO E OS LIMITES DOS DIREITOS HUMANOS: ENSAIOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    CARVALHO, Adalberto Dias [ org. ]
    Porto, Porto Editora, 2000
  • Reflexão sobre os Direitos Humanos, questionando a coerência e a universalidade das declarações que os proclamam.

  • LINHAS DE ACÇÃO A FAVOR DE RAPAZES E RAPARIGAS
    CARVALHO, M. M.
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1998
  • Relato de experiências levadas a cabo por um clube de uma escola sobre a igualdade de oportunidades entre rapazes e raparigas.

  • EDUCAÇÃO POPULAR PARA OS DIREITOS HUMANOS. EXERCÍCIOS DE PARTICIPAÇÃO
    CLAUDE, Richard Pierre
    Lisboa, Editora Vral Lda, 2001
  • Actividades para a Educação para os Direitos Humanos.

  • O ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS: ACTIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
    Comissão para a Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade na Educação
    Lisboa, Comissão para a Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade na Educação, 1991
  • Actividades para a Educação para os Direitos Humanos que cobrem os conteúdos programáticos dos diferentes níveis de escolaridade.

  • GUIA DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS
    Conselho Português para os Refugiados
  • Lisboa, Conselho Português para os Refugiados, 1998

    O Guia para técnicos e organizações de acolhimento e a integração dos refugiados, com informações sobre o direito de asilo, a integração social, cultural e económica.

  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS
    COTRIM, Ana Maria et al.
    Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1995
  • Divulgação do trabalho realizado por escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico sobre a Educação Intercultural.

  • AMNISTIA INTERNACIONAL EM BD
    COTRIM, João Paulo [org.]
    Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa: Pelouro da Cultura, 1991
  • Brochura com bandas desenhadas sobre a salvaguarda dos Direitos Humanos, relativamente a prisioneiros de consciência, julgamentos políticos, tortura, pena de morte, assassinatos políticos, desaparecimentos, refugiados e condições prisionais.

  • EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS
    Direcção de Serviços de Avaliação do Sistema Educativo do Instituto de Inovação Educacional [coord.]
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 2000
  • Brochura que apresenta uma selecção de textos de Educação para os Direitos Humanos, um conjunto de actividades para serem desenvolvidas pelos professores em contexto escolar e as versões integrais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e a Convenção sobre os Direitos da Criança. Esta brochura integra ainda uma lista bibliográfica de obras no âmbito dos Direitos Humanos e endereços da Internet onde esta temática poderá ser encontrada.

  • EDUCAR PARA A CIDADANIA. MOTIVAÇÕES, PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS
    FONSECA, António Manuel
    Porto, Porto Editora, 2000
  • Obra de promoção da Educação para a Cidadania em contexto escolar.

  • EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CIDADANIA - ACTAS DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL (17-19 DE MAIO DE 1999)
    Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação (GAERI)
    Lisboa, Ministério da Educação / GAERI
  • Actas de uma conferência internacional realizada em Lisboa sobre Educação, Sociedade e Cidadania.

  • MIGRAÇÕES E RELAÇÕES MULTICULTURAIS: UMA BIBLIOGRAFIA
    GARCIA, José Luís
    Lisboa, Celta Editora, 2000
  • Bibliografia das áreas das migrações e relações multiculturais dirigida a alunos, professores e investigadores.

  • EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
    HENRIQUES, Mendo Castro et al.
    Lisboa, Plátano Editora, 1999
  • IGUALDADES E DIFERENÇAS: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
    HENRIQUES, Fernanda
    Porto, Porto Editora, 1994
  • Conjunto de reflexões programáticas e metodológicas para a promoção de uma Educação para a Igualdade de Oportunidades para professores dos ensino básico e secundário.

  • EDUCAÇÃO GLOBAL NOS PAÍSES LUSÓFONOS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS E CONTACTO
    JÚDICE, Lurdes e SILVA, Miguel
    Lisboa, Centro Norte Sul, 2000
  • Um levantamento de experiências pedagógicas no âmbito da Educação Global sobre os direitos humanos, cidadania, igualdade de oportunidades, desenvolvimento/cooperação e nas questões do ambiente, da educação e da participação activa na comunidade, desenvolvidas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

  • O NEGRO NO CORAÇÃO DO IMPÉRIO, UMA MEMÓRIA A RESGATAR (SÉCS. XV-XIX)
    LAHON, Didier
    Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural / Casa do Brasil de Lisboa, 1999
  • Relata a história da presença de africanos em Portugal a partir da segunda metade do século XV até ao início do século XIX, analisando especificamente o tráfico de escravos, a vida quotidiana destas populações, religião, cultura e sociabilidade profana e, finalmente, o declínio da escravidão.

  • DIREITOS HUMANOS E REVOLUÇÃO
    MARQUES, Viriato Soromenho
    Lisboa, Edições Colibri, 1991
  • Obra com a tradução da Declaração Inglesa de Direitos (1689); Declaração de Direitos do Estado da Virgínia (1776); Declaração dos Direitos e Garantias da Constituição Federal dos E.U.A. (1791); Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de Agosto de 1789; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Constituição Francesa de 24 de Junho de 1793; Declaração dos Direitos e dos Deveres do Homem e do Cidadão da Constituição Francesa de 22 de Agosto de 1795; documentos fundadores do mundo contemporâneo.

  • DIREITO À LIBERDADE
    MARTINS, Alberto
    Lisboa, Publicações D. Quixote, 2000
  • Conjunto de textos sobre os Direitos Humanos, onde se salienta as condições ao exercício desses direitos e dessas liberdades.

  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: POTENCIAR A DIVERSIDADE - ENTRELAÇAR CULTURAS
    Ministério da Educação / Departamento de Educação Básica
    Lisboa, Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica, 2000
  • O documento refere os objectivos, as estratégias e metodologias da Educação Intercultural a desenvolver nas escolas e indica as coordenadas de uma vasta rede de apoios, contactos e respectiva área de actuação.

  • FÓRUM "ESCOLA, DIVERSIDADE E CURRÍCULO"
    Ministério da Educação
    Lisboa, Ministério da Educação/ Departamento da Educação Básica, 1999
  • Actas de um fórum realizado em Santa Maria da Feira sobre a escola, a diversidade e o currículo, que procura encontrar uma Escola mais integradora das diferenças.

  • TRABALHO INFANTIL EM PORTUGAL: CARACTERIZAÇÃO SOCIAL DOS MENORES EM IDADE ESCOLAR
    Ministério do Trabalho e da Solidariedade: Departamento de Estatística do Trabalho e Emprego
    Lisboa, Ministério do Trabalho e da Solidariedade, 1998
  • Estudo realizado em Portugal sobre o trabalho infantil.

  • EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: TEXTOS INTERNACIONAIS FUNDAMENTAIS
    MONTEIRO, Agostinho Reis
    Lisboa, Centro de Investigação em Educação, 2001
  • Práticas de cidadania democrática que inclui textos jurídicos, normativos e programas que, adoptados e implementados desde 1945.

  • O DIREITO À EDUCAÇÃO
    MONTEIRO, Agostinho Reis
    Lisboa, Livros Horizonte, 1998
  • Obra que trata a evolução dos Direitos do Homem no que concerne ao Direito à Educação.

  • EDUCAÇÃO DA EUROPA
    MONTEIRO, Agostinho Reis
    Porto, Campo das Letras, 2001
  • Apresentação do programa-quadro europeu da reforma da educação dentro do âmbito da
    "Europa dos Direitos do Homem".

  • ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO
    NETO, António et al.
    Lisboa, Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres
  • Este documento analisa os estereótipos que a sociedade ocidental constrói em torno do sexo feminino e masculino.

  • FRANCISCO SALGADO ZENHA. TEXTOS ESCOLHIDOS
    OLIVEIRA, António Cândido e CAMOTRIM, Xencora
    Braga, Universidade do Minho / Governo Civil de Braga, 1998
  • Selecção de textos de Salgado Zenha referentes à violação dos Direitos Humanos no período da ditadura de Salazar (1926-1974).

  • PREVENIR LA XENOPHOBIE, LE RACISME ET L'ANTISEMITISME
    PERREGAUX, Christiane
    Strasbourg, Editions du Conseil de l'Europe, 2000
  • Dossier pedagógico com propostas de metodologias de trabalho relativas aos temas da xenofobia, do racismo e do antisemitismo.

  • REPÚBLICA E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS: A EDUCAÇÃO CÍVICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA
    PINTASSILGO, Joaquim
    Lisboa, Edições Colibri, 1998
  • Dissertação de doutoramento sobre a importância da educação moral e cívica na instrução primária da Primeira República.

  • FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AULA DE PORTUGUÊS
    PINTO, Paulo Feytor
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1998
  • Propostas de actividades para a disciplina de Português, no 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da formação para a diversidade linguística.

  • EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: TEORIA E PRÁTICAS
    PRAIA, Maria
    Porto, Edições ASA, 1999
  • Reflexões sobre conceitos teóricos relacionados com a Educação para a Cidadania e relatos e experiências

  • HISTÓRIA COLECTIVA RETOMADA NO QUOTIDIANO DE CADA UM
    PRAIA, Maria
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 2001
  • Proposta de reflexão sobre o protagonismo que o próprio homem pode ter perante as recentes transformações históricas sociais e morais. A Declaração Universal dos Direitos do Homem é sugerida como referência paradigmática neste processo dado que, segundo a autora, as suas máximas transcendem o contexto espácio-temporal que as determinam para se universalizarem.

  • EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA
    PUREZA, José Manuel et al.
    Lisboa, Ministério da Educação - GAERI / IIE, 2001
  • Relatório final do Grupo de Acompanhamento do Projecto do Conselho da Europa "Educação para a Cidadania Democrática" que sintetiza os principais contributos da participação portuguesa.

  • REPENSAR A CIDADANIA: NOS 50 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
    RIBEIRO, Almeida et al.
    Lisboa, Editorial Notícias, 1998
  • O volume, editado no 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reúne as reflexões e os testemunhos de um grande número de personalidades que intervêm activamente na vida política e social portuguesa. Os textos coligidos incidem sobre os artigos da Declaração e reflectem a necessidade de repensar os direitos, de os aprofundar e actualizar em função da constante evolução das sociedades.

  • O ENSINO DA HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
    SANTOS, Luís Filipe
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 2000
  • Obra que trata o contributo do ensino da História para a educação de valores, nomeadamente os relativos à Educação para a Cidadania.

  • TRABALHO DOMICILIÁRIO INFANTIL - UM ESTUDO DE CASO NO VALE DO AVE
    SARMENTO, Manuel; BANDEIRA, Alexandra e DORES, Raquel
    Lisboa, Ministério do Trabalho e da Solidariedade: Plano para Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI), 2000
  • Investigação em três freguesias do Vale do Ave sobre trabalho infantil.

  • EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: ACTAS DO CONGRESSO
    Secção Portuguesa da Amnistia Internacional
    Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e Década das Nações Unidas para a Educação dos Direitos Humanos e Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, 1999
  • Actas do Congresso "Educação para os Direitos Humanos" que decorreu em Ponte de Lima, de 11 a 13 de Março de 1999.

  • RACISMO
    TARNERO, Jacques
    Lisboa, Texto Editora, 1997
  • O tema central é racismo, apresentando exemplos concretos ao longo da História mundial bem como as políticas adoptadas por diversos países relativamente ao genocídio, à colonização, ao apartheid, ao nazismo e ao etnocídio.

  • EXPRESSÕES DOS RACISMOS EM PORTUGAL - PERSPECTIVAS PSICOSSOCIOLÓGICAS
    VALA, Jorge et al.
    Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 1999
  • Abordagem de questões como o racismo, estereótipos e discriminação a partir da análise das crenças, atitudes e orientações comportamentais dos portugueses relativamente aos "negros" em Portugal.

  • HISTÓRIAS PARA NÃO ADORMECER: RELATOS DOS VOLUNTÁRIOS DA AMI EM DIVERSOS PONTOS DO MUNDO
    Voluntários da Assistência Médica Internacional (AMI)
    Lisboa, AMI - Fundação de Assistência Médica Internacional, 1998
  • Relatos das experiências vividas pelos voluntários da Fundação de Assistência Médica Internacional (AMI) em países de quatro continentes.

  • ESCOLA, IGUALDADE E DIFERENÇA
    VALENTIM, Joaquim Pires
    Porto, Campo das Letras, 1997
  • Obra sobre a igualdade e da diferença na escola.


    PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

  • ANÁLISE SOCIAL
    Director: António Barreto
    Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2000
    Verão 2000, Volume XXXV, Nº 154-155.
  • Artigos em torno da temática da cidadania, da participação eleitoral, do funcionamento das instituições e da situação internacional portuguesa nos últimos 25 anos.

  • EDUCAÇÃO SOCIEDADE & CULTURAS
    Director: Stephen Stöer
    Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 1999
    Ano 1999, N. ºs 12, 14
  • O conceito de multiculturalismo, sua desconstrução em contextos diferenciados e sua relação com a Educação Intercultural. O papel da Antropologia da Educação na formação de professores.

  • INOVAÇÃO
    Director: Bártolo Paiva Campos
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1996
    Ano 1996, Vol. 9, nº 1 e 2
  • A Educação e a diversidade social e cultural.

  • INOVAÇÃO
    Director: Maria Emília Brederode Santos
    vol. 12, nº1, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1999
  • Estudos e reflexões que remetem para diversas dimensões da cidadania e do seu exercício desde a análise histórica e social à perspectiva jurídica.

  • REVISTA NOESIS
    Director: Maria Emília Brederode Santos
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1998
    Julho/Setembro de 1998, N.º 47
  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos com várias sugestões de actividades dirigidas aos alunos.

  • EVISTA NOESIS
    Director: Maria Emília Brederode Santos
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1998
    Outubro/Dezembro de 1998, N.º 48
  • A defesa da pluralidade na educação constitui a temática central deste número.

  • REVISTA NOESIS
    Director: Maria Emília Brederode Santos
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1996
    Janeiro/Março de 1999, N.º 49
  • Este número divulga práticas de escolas sobre o 25 de Abril na Educação, com entrevistas, um cartaz (o Estatuto dos Direitos e Deveres dos Alunos), sugestões de actividades e vários artigos.

  • REVISTA NOESIS
    Director: Maria Emília Brederode Santos
    Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 2000
    Outubro/Dezembro 2000, N.º 56
  • Número dedicado inteiramente à Educação em matéria de Direitos Humanos, com um conjunto de artigos e entrevistas sobre esta temática, apresentando diferentes correntes, dimensões e experiências de Educação para os Direitos Humanos.

  • REVISTA NAÇÃO E DEFESA
    Director: Nuno Severiano Teixeira
    Lisboa, Instituto de Defesa Nacional, 1999
    Outono de 1999, N.º 91, 2ª Série
  • Este número integra um conjunto de artigos ligados a questões actuais sobre a manutenção da paz e a experiência da Organização das Nações Unidas em diferentes operações.

  • REVISTA NAÇÃO E DEFESA
    Director: Nuno Severiano Teixeira
    Lisboa, Instituto de Defesa Nacional, 2000
    Primavera de 2000, N.º 93, 2ª Série
  • Conjunto de artigos de um seminário subordinado ao tema "Cidadania, Educação e Defesa", com várias perspectivas da Educação para a Cidadania em Portugal, Espanha, França e Grã-Bretanha.

  • o REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO
    Director: Rui Vieira de Castro
    Minho, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 1999
    Ano de 1999, Volume 12, Nº 1
  • Transformações ocorridas na Educação em Portugal no pós-25 de Abril.

  • REVISTA DHJOVEM
    Amnistia Internacional
    Lisboa, Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, 2001
    Ano de 2001
  • Artigos que abordam a criação e as funções da Amnistia Internacional, com um pequeno glossário e exemplos de como se pode colaborar com esta organização não governamental.

    Outros artigos

    Abolition de la peine de mort

    La conquête des droits de la femme

    Direitos da Criança - Convenção relativa à Protecção das Crianças e à Cooperação em matéria de Adopção Internacional

    Direitos da Criança - Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo à Venda de Crianças, Prostituição Infantil e Pornografia Infantil

    Direitos da Criança - Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo à Participação de Crianças em Conflitos Armados