Educadores de Infância
1.º Ciclo
Português
Inglês
Francês
Matemática
Ciências Físico-Químicas
Biologia / Geologia
Ciências Económico-Sociais
Informática
História
Psicologia
Filosofia
Geografia
Educação Visual e Tecnológica
Educação Física
Ciência Política
Contactos

Netprof
Rua da Restauração, 365
4099-023 Porto

E-mail: assistente@netprof.pt
Interdisciplinas | Áreas curriculares não-disciplinares | Área de Projecto
Trabalho de projecto

Trabalho de projecto é uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de todos os participantes. Envolve trabalho de pesquisa no terreno, tempos de planificação e intervenção com a finalidade de responder a problemas encontrados, problemas considerados de interesse pelo grupo e com enfoque social.
O trabalho de projecto é centrado no estudo de problemas, mas nem todos os problemas devem ser abordados através desta metodologia. Caberá ao grupo fazer a selecção. Sugere-se que as questões escolhidas se enquadrem no mesmo campo de problemas.

Elvira Leite, Manuela Malpique, Milice Ribeiro dos Santos,
Trabalho de Projecto 1. Aprender por Projectos Centrados
em Problemas, Ed. Afrontamento

Etapas do trabalho de projecto
1.º - Identificação do âmbito do problema.
2.º - Identificação e formulação dos problemas.
3.º - Planificação do trabalho:
* identificação dos meios de resolução do problema (recursos), das restrições e barreiras existentes;
* divisão de tarefas;
* elaboração dos instrumentos de pesquisa.
4.º - Trabalho de campo:
* construção de bases de dados;
* observação directa;
* entrevistas;
* recurso a peritos no assunto;
* consulta bibliográfica.
5.º - Tratamentos de dados.
6.º - Preparação da apresentação dos resultados.
7.º - Apresentação dos trabalhos.
* formas possíveis de apresentação: cartazes, diapositivos, dramatizações, vídeos, apresentação multimédia, exposição oral, painéis, etc.;
* tempo ideal de apresentação: 15-20 minutos.
8.º - Avaliação do trabalho.

O trabalho de projecto pode dar-te, como estudante, um treino em:

* estruturar conhecimentos;
* juntar e usar o material relevante;
* organizar o próprio trabalho e o dos outros;
* cooperar na solução de um problema/tarefa;
* tomar responsabilidade pelas tuas próprias acções;
* tomar uma posição e estar preparado para a defender;
* praticar a autocrítica e criticar os outros;
* identificar finalidades e objectivos e ver perspectivas no trabalho;
* ver a relação entre educação e vida profissional;
* perceber os mecanismos básicos por detrás do funcionamento da sociedade;
* praticar um modo de trabalho democrático.

Escola Superior de Educação de Estocolmo (adaptado)

Outros artigos

Grelha de Planificação da Área de Projecto

Ficha de Planificação, Realização e Avaliação da Área de Projecto

Grelha de Apresentação de Problemas

Ficha dos Trabalhos de Grupo

Grelha de Avaliação da Turma