Educadores de Infância
1.º Ciclo
Português
Inglês
Francês
Matemática
Ciências Físico-Químicas
Biologia / Geologia
Ciências Económico-Sociais
Informática
História
Psicologia
Filosofia
Geografia
Educação Visual e Tecnológica
Educação Física
Ciência Política
Contactos

Netprof
Rua da Restauração, 365
4099-023 Porto

E-mail: assistente@netprof.pt
Interdisciplinas | Áreas curriculares não-disciplinares | Área de Projecto
Usar a biblioteca

A biblioteca escolar:

1. É o lugar privilegiado da escola para desenvolveres as tuas capacidades como membro da sociedade de informação.
2. É o sítio ideal para consultares /pesquisares os principais recursos de informação.
3. É o local onde encontras as novas formas de tecnologia.
4. Oferece-te fontes de informação remotas, devidamente organizadas.
5. Disponibiliza-te informação variada de forma organizada e recuperada.
6. É um lugar que deves respeitar.
7. É um lugar que deves aprender a utilizar...


O que precisas antes de entrar na biblioteca?
1. Saber o horário de funcionamento.
2. Saber as regras de permanência.
3. Conhecer os diferentes espaços.
4. Saber as regras de requisição de materiais.
5. Conhecer os funcionários.
6. Determinar qual o objectivo da ida à biblioteca (ler, ver um filme, requisitar um livro, ver os painéis informativos, utilizar o computador, pesquisar, etc.).><Manifesto da biblioteca escolar


A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.

UNESCO

Carta de Direitos das Bibliotecas Escolares e Outras Unidades Documentais nas Escolas Portuguesas

Direito à vida
Não basta uma tabuleta na escola a dizer "BIBLIOTECA"...

Direito a crescer
São necessárias condições materiais e humanas para haver esperança de vida.

Direito à qualidade
Onde caibam investimentos e projectos.

Direito à dignidade

Ambições e exigências.

Direito à igualdade
Para que se sirva quem procura e se cative quem passa ao lado.

Direito à liberdade

Porque só espaços sem censura e de acesso aberto podem criar cidadãos livres e autónomos.

Direito à diferença

Iguais e diferentes.


Cadernos de Biblioteconomia, arquivística e documentação (2),
Associação Portuguesa de Bibliotecários,
Arquivistas e Documentalistas

Como procurar informação na Biblioteca?

* Normalmente existem, nas bibliotecas, catálogos (também conhecidos por ficheiros, actualmente bases de dados informatizadas) com todas as informações sobre os livros e outros materiais disponíveis.
* Para pesquisarmos informação, podemos recorrer aos seguintes catálogos:
- catálogos de autores (quando sabemos o nome do autor);
- catálogos de assuntos (quando definimos um ou mais assuntos);
- catálogos de títulos (quando conhecemos o título da obra).
* Os catálogos contêm fichas bibliográficas organizadas por ordem alfabética (de A a Z); a maior parte hoje em dia está informatizada e já não existe em papel.

A Organização da Biblioteca

* Hoje em dia as Bibliotecas não têm apenas livros, também podes encontrar jornais, revistas, materiais áudio e de vídeo, CD-ROMs, computadores, etc.
* Cada secção da biblioteca pode ter regras de organização próprias.
* Os livros organizam-se de uma determinada forma que está estabelecida por um código internacional que se chama CDU (Classificação Decimal Universal) - trata-se de uma ordem de números que identifica os diferentes temas e está disponível em todas as bibliotecas.
* Normalmente os livros estão arrumados, nas estantes, por grandes temas:
- Generalidades (Enciclopédias Gerais, Dicionários de Língua,...)
- Religiões
- Matemática
- Ciências Naturais
- Ciências Aplicadas (Saúde, Tecnologia,...)
- Arte
- Desporto
- Passatempos
- Literatura
- Geografia
- História
- Biografias

Outros artigos

Grelha de Planificação da Área de Projecto

Ficha de Planificação, Realização e Avaliação da Área de Projecto

Grelha de Apresentação de Problemas

Ficha dos Trabalhos de Grupo

Grelha de Avaliação da Turma