Educadores de Infância
1.º Ciclo
Português
Inglês
Francês
Matemática
Ciências Físico-Químicas
Biologia / Geologia
Ciências Económico-Sociais
Informática
História
Psicologia
Filosofia
Geografia
Educação Visual e Tecnológica
Educação Física
Ciência Política
Contactos

Netprof
Rua da Restauração, 365
4099-023 Porto

E-mail: assistente@netprof.pt
Dossiers Temáticos | As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Porquê as TIC na escola?
A preocupação em torno da integração das novas tecnologias na realidade educativa tem sido cada vez maior, sendo frequentemente tema em destaque em diversos fóruns internacionais. Exemplo disso foi o documento saído da V Conferência dos Ministros da Educação europeus, em 2001, onde foram expressos fortes e válidos argumentos que justificam a urgência da integração das TIC na escola, entre os quais:

a) a necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;

b) a justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;

c) as novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;

d) as novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;

e) as mais-valias que as TIC oferecem que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;

f) a possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.

g) a necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;

h) a justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;

i) as novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;

j) as novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;

k) as mais-valias que as TIC oferecem que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;

l) a possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.


Educare Hoje, p.17

Outros artigos

As TIC - situação em Portugal

As TIC numa escola do 1.º ciclo

As Tic na E.S. Abel Salazar

Computador: o melhor amigo dos alunos

Uma aprendizagem mais aliciante