Ficha de Trabalho – 6º Ano

Adição e subtracção de números racionais

 

 

 

1)    Indica, para cada caso, a fracção irredutível correspondente à parte colorida:

 

a)                 

b)                 

c)                  

d)                 

e)                 

f)                   

 

2)    Considera as seguintes fracções:

 

; ;;;;;;;;;

 

a)    Indica:

i)                  As que representam números inteiros;

 

ii)                As que representam números menores que 1;

 

 

iii)             As que representam o número 1;

 

iv)              Duas fracções equivalentes;

 

 

v)                As que representam fracções irredutíveis;

 

b)    Simplifica o mais possível as fracções que não são irredutíveis;

 

c)     Ordena as fracções apresentadas por ordem crescente.

 

 

3)    Calcula:

 

a)   

 

 

b)   

 

 

c)    

 

 

d)   

 

 

e)   

 

 

f)     

 

 

g)   

 

 

 

4)    Completa os quadros seguintes:

 

 

 

(in Armelim, Maria Marcelina et all; Horizontes Matemáticos – 6º Ano – Caderno de actividades; Porto Editora; 2002)

 

5)    A Lili comprou fruta. Comprou estas peras:

 

 

 

 

O Pepe comeu das peras que a Lili comprou e o Alex comeu .

 

 

a)    Qual dos dois comeu mais peras?

 

 

b)    O que representa a expressão: ?

 

 

c)     Calcula a parte das peras que sobraram.

 

 

d)    Calcula quantas peras sobraram.

 

 

(in Neves, Maria Augusta et all; Matemática – 6º Ano – Caderno de Actividades; Porto Editora; 2000)

 

 

6)    A Ana foi às compras tendo efectuado as compras seguintes:

 

 

 Kg de bananas; 2,5 Kg de peras;  Kg de maçãs;  Kg castanhas

 

 

a)    Diz o que representam as seguintes expressões:

 

 

i)                 

 

 

ii)               

 

 

b)    Pesavam mais as peras ou as maçãs?

 

 

c)     Pesavam mais as peras ou as bananas? Quanto mais?

 

 

d)    Calcula o peso total das compras da Ana.